top of page

O que é Coaching de Talentos?

Coaching de Talentos.

Que palavras maravilhosas!

Coaching é um método hoje em dia famoso no mundo inteiro, onde um coach (treinador) apoia o coachee (treinado) a alcançar seus objetivos e sonhos, bem como a desenvolver competências (conhecimentos, habilidades e atitudes para ter sucesso, ser feliz e contribuir com seu entorno).

Existem mais de 200 especialidades de coaching: life (de vida), profissional ou de carreira, financeiro ou de prosperidade, de saúde, de relacionamentos, de meditação etc. Depende da expertise do coach e do perfil do público alvo e de suas necessidades específicas.

Existem pesquisas que mostram que o coaching dá um retorno sobre o investimento (ROI) de mais de 400%. Por tanto é um dos maiores investimentos do mundo! E fora isso, o coaching dá coisas que nenhum dinheiro pode comprar: uma vida mais feliz, em paz consigo mesmo, harmoniosa com suas relações, mais saudável, mais divertida, mais significativa etc. (dependendo da especialidade).


No Brasil a quantidade de coaches cresce mais de 600% ao ano. Na Europa e na América do Norte mais de 80% dos executivos tem um coach que lhe apoie. A demanda é imensa porque a forma de trabalhar e viver na maioria dos povos do mundo levou a um estado de muita contaminação, descontentamento, desmotivação, estresse e depressão. Assim que a perspectiva é que o coaching siga se expandindo cada vez mais, felizmente.

Imagine a felicidade e motivação dos coaches quando vêm seus coachees triunfando no que se propuseram!

Por outro lado, a maioria dos cursos de formação em coaching não ensina como descobrir os talentos dos clientes. É comum encontrar nas apostilas das formações perguntas como: “Quais são seus talentos?”, “Quais são seus pontos fortes?”. No entanto, a maioria das pessoas tem dificuldades para responder com clareza, segurança, objetividade e especificidade.

E há muita confusão sobre a diferença entre competências e talentos. Competências são conhecimentos, habilidades e atitudes adquiridas pelo estudo e pela prática. Talentos são habilidades ou atitudes inatas que se caracterizam pelo intenso prazer, felicidade, paixão com que as executamos, e a facilidade natural para aprender rápido e ter resultados além da média (melhores do que outras mil pessoas ao seu redor).

Competências levam, no melhor dos casos, aos resultados desejados.

Talentos levam além dos resultados desejados, além do normal. Produzem a excelência, o “uau” nas demais pessoas. Sobretudo se desenvolvemos nossos talentos aliados à competências relacionadas a eles.



Para piorar o cenário, existem bem poucas ferramentas de diagnóstico dos talentos (testes, avaliações, mapeamentos), e as que existem detectam os talentos ou superficialmente, ou apenas de determinada área / atividade ou ainda confundem talentos com competências. Em geral são bastante abstratos ou rotulam e encaixam as pessoas em alguns padrões tipológicos, sem considerar que cada ser humano é um indivíduo único na quantidade, tipos e nuances de seus talentos.

Tenho formação em medicina, duas pós-graduações: uma em Psicologia Junguiana e outra em Homeopatia. Há cerca de 20 anos me tornei instrutor de liderança e desenvolvimento humano. No entanto, há uns 10 anos quando conheci a Psicologia Positiva, a Gestão dos Talentos Humanos, a Teoria das Inteligências Múltiplas e o Coaching, me apaixonei de tal forma por estes temas e métodos que os estudei profundamente e os pratiquei amplamente.

Minha empresa se chama Talt Coaching Treinamentos. Criei um método único no mundo, chamado “Passion and Talents”®, que tem ajudado milhares de pessoas a terem sucesso, felicidade, prosperidade, sabedoria, liberdade e a contribuírem com um mundo melhor.

Me tornei um especialista no assunto. Criei o “Coaching de Talentos” e formei centenas de “coaches de talentos”. Criei um software online fantástico para mapear os talentos, as competências e as atividades profissionais mais relacionadas com os talentos de cada pessoa.

Acompanhe meus artigos, newsletters, canal youtube, cursos online e livros para aprender mais sobre o assunto e para saber como este método pode ajudar você, sua família, seus amigos, sua equipe de trabalho e sua comunidade.

Estou aqui com minha equipe para apoiar você a dar o salto quântico!

Abraço nos seus talentos!

bottom of page