top of page

O que os líderes atuais merecem saber

Quem te ensinou a liderar?

Não me refiro a técnicas de administração e gestão.

Me refiro a saber como inspirar as pessoas a darem seu melhor e a juntas se apoiarem para desenvolver as atitudes, talentos e competências que as levem a alcançar a excelência e a realização de um grande sonho, visão, missão, causa ou objetivo!

Liderança como tal ainda não é matéria obrigatória nas escolas, faculdades e pouquíssimas pós-graduações a ensinam.

Talvez por isso é que há tanta procura por livros e cursos sobre o tema.

Se o que sabemos fosse suficiente, com certeza teríamos um mundo onde todos ou a maioria seriam prósperos, felizes, sábios e livres!

Pelo menos sabemos uma coisa ao certo: a realidade não é essa. A realidade é que a maioria das pessoas são carentes de recursos materiais, emocionais, mentais e espirituais! Vivemos em um mundo contaminado, estressado, corrupto e louco. Felizmente cresce a cada dia a quantidade de pessoas que tomam consciência disso e que buscam formas de solucionar o caos global.

O aquecimento global e suas consequências que afetam a todos os habitantes do nosso planeta tem nos ensinado que todos dependemos uns dos outros, o que qualquer um de nós faz afeta aos demais, principalmente quando muitos fazem o mesmo.

E justamente liderança é a capacidade – ou conjunto de atitudes e capacidades combinadas – de influenciar os demais. Por tanto liderança não é um luxo, é uma necessidade urgente. Não somente governantes e empresários devem desenvolver sua liderança, mas todos, porque todos de algum modo influenciam outras pessoas. Se enfocar somente nos benefícios para si mesmo e para sua família são atitudes obsoletas e prejudiciais no mundo atual. Equilibrar o foco pessoal, familiar, profissional e socio-ambiental se tornou questão de sobrevivência da nossa espécie – e provavelmente de muitas outras espécies.

Suryavan Solar, em seu livro “Manual para Líderes”, comenta: “Um líder é um promotor do desenvolvimento humano e é quem dirige uma equipe, não como um chefe, mas como um servidor dos demais.” Mas parece raro encontrar pessoas que dirigem equipes e buscam continuamente servir estas pessoas e a outras através da equipe. A maioria utiliza os demais para atingir seus objetivos. Ou seja, tem atitude de chefe. O que precisa acontecer para mudar esta atitude?

Se analisamos o comportamento dos líderes que influenciaram as pessoas ao seu redor e puderam com isso produzir transformações positivas – locais ou globais – concluímos que há muitas diferenças entre cada um deles mas também há semelhanças. Aqui estão alguns exemplos de atitudes e capacidades comuns aos líderes:


  1. São capazes de liderar a si mesmos: seu tempo, recursos, emoções, pensamentos, palavras e ações. Decidem o que precisam e querem, tomam iniciativa e persistem até conseguir. Aprendem rápido com seus acertos e erros. Continuamente pedem feed back, se autoavaliam em suas fortalezas e fraquezas, com honestidade e objetividade. Se conhecem e aceitam com profundidade e confiam em sua capacidade de superação, serviço e conquista. Desejam fazer a diferença e se comprometem com esse sonho. Por isso inspiram com seu exemplo. São otimistas e congruentes. Tem autoestima mas também humildade. Fizeram todas as terapias que precisavam fazer para ter um corpo e mente saudáveis, para ter um corpo forte, um coração puro e uma mente positiva. Sabem autoliderança.

  2. São capazes de trabalhar em equipe, de igual para igual. Criam parcerias fortes e duradouras porque respeitam, confiam, se responsabilizam e se comprometem. Escolhem parceiros que tem valores, atitudes, missão e sonho/visão semelhantes. E cujas fortalezas se complementam.

  3. São capazes de liderar pessoas individualmente. Sentem empatia, compaixão, são justos mas também generosos. Não ficam guardando mágoa. Perdoam, esquecem e se enfocam nas soluções. Dedicam tempo para conhecer seus seguidores, para compreender suas necessidades, valores, sonhos e objetivos. Os apoia a se desenvolverem e alcançarem o que querem. Em contra-partida, recebem de seus seguidores gratidão e esforço para atingir as metas e objetivos em comum.

  4. São capazes de liderar equipes com eficiência. Venceram o medo de se expor, de ser julgados, de falar em público. Motivam, inspiram, comprometem e enfocam as pessoas nas atitudes positivas e nas ações produtivas.

  5. São capazes de se duplicar. Formam novos líderes, que podem até ter estilos diferentes, mas que possuem estas atitudes e capacidades que os tornam líderes genuínos. Líderes não tem medo que outros tomem seu lugar. Sabem que na medida em que forma pessoas extraordinárias e novos líderes extraordinários, também subirão de nível ou encontrarão novos desafios à sua altura. Um líder veio para servir e não para ser servido. Aí está sua felicidade, e por amor divino recebe da vida tudo que precisa.

  6. São capazes de inspirar o mundo a mudar! Suas atitudes e habilidades são aproveitadas para servir e fazer a diferença na sua comunidade, no seu país e no mundo. Pois intui em seu coração que enquanto o mundo não se tornar um paraíso na terra, enquanto o todo não for feliz, nenhum de nós será totalmente próspero, feliz e realizado! Por isso os líderes sabem que sua vida é efêmera e curta, e que trabalham para uma Causa maior que dura muito mais tempo. Utiliza sua vida a serviço desta causa.



Estes são alguns exemplos das capacidades que podemos ver na maioria senão em todos os líderes.

Volto a perguntar: Quem te ensinou a liderar? E agrego outra: quem pode te ensinar muito mais sobre liderança, tanto na teoria quanto na prática?

Aí entram valiosos apoios e ferramentas como soluções, e cito os principais e mais consagrados:


  1. Tenha um líder-coach que te inspire, motive e comprometa no dia a dia. Que seja um líder com visão e atuação integral (íntegra e que integre em equilíbrio as várias áreas da vida) e que saiba utilizar o coaching para alavancar o teu potencial e neutralizar tuas fraquezas.

  2. Tenha um sábio mentor que tenha alcançado o que você mais almeja, e que tenha o amor e a paciência para lhe aconselhar e dar feed back pelo menos uma ou duas vezes por ano.

  3. Tenha um coach que trabalhe contigo individualmente no desenvolvimento das tuas atitudes, talentos e competências, uma a uma. Para que você defina e realize tuas prioridades e sonhos.

  4. Tenha um terapeuta ou equipe de terapeutas que te apoiem a obter saúde, beleza, equilíbrio e harmonia.

  5. Leia os melhores livros, participe dos melhores cursos e treinamentos de liderança, e viaje pelo mundo conhecendo e investigando os melhores líderes.

  6. Aprenda a meditar, esta capacidade está cada vez mais importante na liderança, para estar sereno, centrado e despertar sua consciência e criatividade.

  7. Tenha uma equipe de parceiros e de seguidores. Ensine o que aprendeu. E aprenda a liderar na prática!

Espero que tenha contribuído com tua maior compreensão sobre a liderança, e tenha te inspirado a atuar para melhorar sua liderança e apoiar os outros a fazer o mesmo!


Abraço, Maksuri.

bottom of page