top of page

O que é preciso fazer para ter uma vida com saúde, prosperidade, felicidade, sabedoria, amor, realiz

A resposta abaixo vai para a pergunta de Dóris Azevedo. Gratidão!

Se você quiser me enviar também uma pergunta, poste nos comentários desse artigo.

Abraço

Maksuri

O que é preciso fazer para ter uma vida com mais consciência, um plano estratégico claro, definido e concreto para ter mais saúde, prosperidade, felicidade, sabedoria, amor, realização e liberdade?

Grato pela pergunta.

Ter uma vida com mais consciência significa sair da inconsciência, ou seja, do automatismo com que a maioria das pessoas vive, programadas desde crianças pela sociedade a ter uma subvida, como animais presos que estão sempre fracos, assustados, confusos e submetidos como escravos.

Como ter mais consciência que lhe dê cada vez mais liberdade dessa prisão e lhe torne um ser humano original, autêntico e realizado?

Tendo uma disciplina diária que lhe propicie maior consciência.

Com ambientes, gatilhos, ferramentas e apoios que facilitem e estimulem a consciência.

Essa disciplina deve incluir produzir uns minutos de grande consciência logo que você acorda de manhã.

Porque assim será mais fácil seguir essa disciplina durante o dia.

E romper o círculo vicioso da inconsciência, que leva ao sofrimento constante ou anestesia e mata sua alma. Por exemplo, ao acordar ainda não abra os olhos nem se movimente. Observe seu estado físico, emocional, mental e espiritual. Não use alarmes estressantes. Se for usar alarme para acordar, que seja algo suave, sutil. Para que acorde tranquilo. E fique uns instantes se observando.

Depois, abra os olhos, se movimente e siga observando o que acontece dentro e fora de você. Vá lavar a cara com água fria, tome um suco de frutas com mel ou algum suco vivo e vá exercitar seu corpo, de preferência sob o sol e ao ar livre.

Assim você irá aumentar sua energia física, que por sua vez irá aumentar seu nível de consciência.

A partir daí, siga cultivando ter autoconsciência de seu corpo, coração, mente e ser durante todo o dia.

Preste atenção no que os sentidos percebem, inclusive os sentidos profundos que identificam o estado interno dos seus órgãos e a posição do seu corpo no espaço-tempo.

Preste atenção no que pensa, no que fala, no que sente e no que faz ou não faz. Sem ficar se julgando nem criticando. E sim com a atitude lúdica de se conhecer a si mesmo, e de tomar decisões conscientes sobre o que faz com seu tempo e espaço. E sobre como reage ao que lhe acontece.

Você pode colocar cartazes com frases ou perguntas que lhe recordem se observar e observar o que lhe rodeia, com atenção.

Respirar consciente é uma das ferramentas que mais podem lhe ajudar. Faça disso um hábito sem que se torne automático.

O hábito é para lhe manter consciente e aumentar sua consciência. É uma disciplina para substituir a disciplina que leva pra inconsciência. Ao comer, coloque consciência neste ato.

Quando você come, sua mente também fica receptiva a comer emoções e pensamentos. Por isso é importante que não esteja assistindo notícias ruins na TV, mesmo que não esteja prestando atenção a elas, porque se assistir, entrarão facilmente no profundo de sua mente.

Tampouco se permita comer quando houver discussões ou qualquer outra negatividade. Coma em um ambiente tranquilo, silencioso, com pessoas harmoniosas, conversando sobre coisas positivas ou escutando boas músicas harmoniosas.

Preste atenção na comida, no ato de comer, no seu corpo. Sem ficar estressado ou preocupado por isso. De forma relaxada.

Se você fizer as coisas cotidianas com calma e prestando atenção, tais como respirar, comer, se banhar, falar, descansar, trabalhar etc., conseguirá manter essa consciência com as coisas extraordinárias.

Como por exemplo, definir quem você quer ser e o que quer pensar, falar, fazer e ter. E o que não quer ser, pensar, falar, fazer e ter.

Definir sua missão de vida, propósito, visão de futuro ao longo prazo e valores que guiem suas atitudes. Definir suas prioridades corporais, materiais, emocionais, mentais e espirituais.

Suas prioridades pessoais, familiares, profissionais e socioambientais.

A curto, médio e longo prazo.

Para conseguir definir tudo isso de uma forma congruente, para que depois não fique mudando nem se arrependa, você precisa primeiro se conhecer profundamente.

Quais são seus dons, talentos, virtudes, paixões, competências e interesses? Quais são suas debilidades, desmotivadores e desinteresses? Quais são suas fortalezas e debilidades físicas, emocionais, mentais e espirituais? Quais são seus principais triunfos, exitos, superações, vitórias? E seus fracassos? E o que aprendeu deles?

Quais suas crenças sobre você mesmo? E sobre o mundo que lhe rodeia? E sobre o futuro do planeta?

É esse autoconhecimento que lhe orienta a definir suas prioridades e encontrar sua missão e propósito.

E é a autoconsciência que leva ao autoconhecimento.

Mas o autoconhecimento não pode ser frio e racional como um robô. Você precisa centrar sua consciência no centro do seu peito, no seu coração emocional.

Amar a si mesmo, com sua luz e sua escuridão que falta iluminar, com suas fortalezas que falta polir e lapidar, e com suas debilidades que falta neutralizar.

Amar incondicionalmente a si mesmo, ainda que o mundo não lhe ame assim. Ainda que seus pais não lhe amem assim. Nem sua companheira ou companheiro.

Ao ter amor próprio, autoestima e autoconfiança em seu potencial e seu futuro, você poderá conhecer tudo que tem dentro. Não irá ter medo do que irá encontrar, não irá evitar nada. Vai se aceitar totalmente, sabendo que poderá evoluir continuamente como uma árvore que de semente vai se tornando uma plantinha, depois dá flores e finalmente frutos que lançam novas sementes que seguem perpetuando o ciclo da vida.

Você poderá criar muitas árvores em sua vida, ter vários ciclos que dão flores e frutos. Então você também será capaz de amar os outros incondicionalmente. E usará o seu autoconhecimento para o seu próprio benefício e para o benefício dos demais e do planeta.

Terá uma vida valiosa, significativa.

Você também precisa fortalecer seu poder da vontade. Senão, mesmo tendo consciência e sentindo o amor para servir a si mesmo e aos demais, não fará nada concreto. Ficará na boa intenção.

Da mesma forma como não adianta ter vontade, sentir amor e não ter consciência do que fazer e para onde ir.

Por tanto, vontade, amor incondicional e consciência são os 3 pilares do desenvolvimento humano.

E tem um quarto pilar para apoiar bem sua evolução: a capacidade de unir a vontade, o amor e a consciência. De unir seu corpo, seu coração e sua mente a serviço de algo maior que si mesmo.

Você não vai comer para que seu corpo sobreviva. E sim para que tenha um corpo saudável para usá-lo ao serviço do bem maior.

Tudo que você faça ou não faça terá um propósito, que poderá ser simbolizado por um princípio, por exemplo: prosperidade, felicidade, sabedoria, integridade, integralidade, equilíbrio, unidade, liberdade etc.

Aí é que entra o plano estratégico claro, para levar você e as pessoas que deseja influenciar, para o propósito que deseja. Onde se alinham teus talentos, paixões, missão, visão de futuro, valores, etc.

O plano é o “como” para chegar ao “quê”. Aí você pode ter um plano A, um plano B e um plano C, caso os anteriores falhem. E usar seu poder da vontade para executar esse plano e assim ter congruência.

Lembre-se: você não é um animal e nem um robô, e sim um ser humano que deve evoluir até a divindade.

Sim, você tem algo de animal que são seus instintos, que lhe ajudam a sobreviver fisicamente.

Sim, você tem algo de robô que lhe ajuda a aprender, processar informações, explicar, planejar, avaliar, ensinar.

Mas você é mais do que isso.

Um ser humano ama incondicionalmente a todos os seres. Expressa a beleza e a criatividade com arte e cultura. Vive para servir com compaixão e generosidade.

E quando atinge a iluminação divina, transcende seu ego e se torna um canal consciente do Universo, irradia paz e transmite sabedoria ao falar, ao fazer e ao estar em silêncio, imóvel.

Ainda que continue carregando suas partes animal, robótica e humana. Concilia em harmonia com sua parte divina, agora consciente e no comando.

Então, o primeiro passo é você fazer o simples e mais fácil, como tomar consciência de suas funções corporais e do que faz com seu corpo, no dia a dia.

Depois, fazer o mesmo com suas emoções, sentimentos e pensamentos.

E ir tornando consciente tudo que está inconsciente.

Ir da autoconsciência ao autoconhecimento.

E em paralelo, abrir seu coração cada vez mais ao amor que há nele. Livrar-se do medo, do ódio, da tristeza e do egoísmo para que esse amor floresça e dê frutos.

Exercitar seu poder de vontade ao manter essa disciplina de consciência, amor, planejamento e execução. Recomendo que você tenha um coach ou mentor experiente que esteja avançado nisso tudo que falei, e que possa lhe apoiar a traçar esse caminho de autodesenvolvimento.

Se você quer que eu seja seu coach ou mentor, será uma honra e alegria.

Entre em contato comigo e vamos conversar sobre isso.

Coloque nos comentários abaixo o que achou desse post. E se tiver uma pergunta, pode fazer.

Abraço

Maksuri

Whatsapp (48) 99627-1888

bottom of page