top of page

Como identificar meu talento e ser mais assertivo na escolha profissional?

A resposta abaixo vai para a pergunta de Diana Raquel Debastiani . Gratidão!

Se você quiser me enviar também uma pergunta, poste nos comentários desse artigo.

Abraço

Maksuri

Qual você acredita que seja o primeiro passo para alguém identificar qual seu talento e ser mais assertivo na escolha profissional?

Gratidão pela sua pergunta.

Porque é tão importante descobrir e usar seus dons e talentos?

1) Porque são os campos e atividades onde você pode crescer mais amplamente e mais rápido. Pode se destacar e brilhar. Por tanto, onde você pode ganhar mais dinheiro.

2) Porque são a sua maior fonte de motivação e felicidade, tanto no trabalho quanto fora dele. Sua autoestima e autoconfiança serão fortes. Você poderá contribuir com as demais pessoas de forma significativa.

3) Porque são expressões de quem você é, trazendo espontaneidade, autenticidade e originalidade. Conhecer-se significa saber seus pontos fortes e fracos, para maximizar os fortes e neutralizar os fracos. Os dons e talentos são seus pontos fortes mais importantes porque são naturais e te colocam em estado de fluidez (flow).

4) Porque revelam qual é teu propósito e missão na Terra, e quando você dedica sua vida a servir com amor e excelência naquilo que é naturalmente bom e tem paixão, seguindo valores e principios universais, e trabalhando em harmonia e união com uma equipe de missão, teu ser se realiza plenamente.

Tendo claros esses pontos, agora respondo sua pergunta: Como ter certeza dos meus dons e talentos?

Talentos são capacidades que você tem paixão por usar e nas quais naturalmente se destaca e faz melhor e mais rapido que aqueles que não tem o mesmo talento.

Os dons são talentos mais fortes e desenvolvidos, que em geral surgem na infância ou adolescência com intensidade.

Se os pais, familiares, professores e líderes estimulam e favorecem seus dons e talentos, você pronto se torna uma autoridade naquilo que faz, e pode chegar a ser considerado um gênio.

Se não fazem isso ou, ao contrário, lhe reprimem, então ou você supera essa resistência e consegue mesmo assim realizar seu destino, ou passa a viver uma mentira, ilusão, um destino falso que não lhe traz satisfação nem possibilita você oferecer o seu melhor ao mundo. Aí você pode ter muito estresse, angústia ou depressão.

Como descobrir seus dons e talentos?

1) Se observando com objetividade e honestidade. Que atividades você mais gosta e tem facilidade? Que capacidades? Em que condições? Registre por escrito num caderno de autoconhecimento.

2) Amplie seu leque de experiências. Você pode descobrir que tem dom ou talento para algo simplesmente porque o experimentou. Se não tivesse feito isso, não teria descoberto e seu potencial ficaria adormecido.

3) Peça feedback sobre seus dons e talentos para todos que já lhe observaram no dia a dia. Observe em que coincidiu com a sua própria percepção.

4) Identifique se algum dom ou talento seu está bloqueado por algum trauma, medo ou crença. Desbloqueie com apoio de um terapeuta ou coach.

5) Faça o teste online MTOL e a sessão devolutiva online individual comigo pelo skype.

6) Faça coaching ou mentoria comigo que te apoiarei a descobrir e maximizar seus dons e talentos, a traçar um plano estratégico de carreira e vida e lhe apoiar na execução te orientando, motivando, focando nas prioridades e te dando feedback.

Me envie um whatsapp (48) 99627-1888 para conversarmos sobre isso.

Espero ter te ajudado. Me conte o que achou da resposta. E se tem mais alguma dúvida me pergunte.

Abraço

Mauro Maksuri

bottom of page