top of page

O que os especialistas dizem sobre as profissões do futuro

Nos últimos 10 ou 20 anos o mercado de trabalho mudou mais do que em toda a história da humanidade, sabia?

A velocidade em que as coisas mudam e as situações surpreendem é impressionante, pra não dizer estonteante.

Quando as mudanças vem, infelizmente a maioria das pessoas se resiste e assiste passiva. A minoria acompanha as mudanças ou até mesmo as provocam.

Você sabe que todo pensamento, emoção, palavra ou ação provocam consequências. Lei de causa e efeito. E quando muitas pessoas seguem os mesmos padrões, os efeitos se multiplicam.

As crises são apenas consequências do passado. Mas também são oportunidades de aprendizagem e redesenho.

As inovações rompem com o passado e criam uma nova realidade. Novas causas que darão novos frutos.

Gravei um vídeo onde você vai aprender a prever o futuro e ser um pioneiro!

Existem provas científicas de que as condições econômicas e sociais atualmente estão bem melhores do que em tempos passados. Por outro lado, o índice de felicidade é baixo na maioria dos países.

Estamos no tempo em que a falta de ética e a corrupção contaminaram a maioria das pessoas na política, na econômica, na ciência, na saúde, na educação, na religião e em outras áreas da sociedade.

A forma de se alimentar, trabalhar e viver da maioria das pessoas causou grande debilidade corporal e psicológica. Abundam o estresse e a depressão.

Por outro lado, a internet rompeu fronteiras e facilitou a comunicação, a educação, o marketing e a liberdade de expressão da maioria das pessoas na Terra.

O barateamento das passagens aéreas, computadores, smartphones, carros, TVs etc. trouxe a tecnologia ao dia a dia da maioria.

As Fundações e ONGs do terceiro setor se multiplicaram. Empresas criadas por jovens idealistas e criativos se tornaram referencias no mundo.

É uma realidade de contrastes!

Com a informatização e robotização muitas pessoas perderam seus empregos. Tiveram que se reinventar!

A impressora 3D conectada à internet está sendo capaz de construir roupas, aparelhos e até carros ou móveis personalizados. No futuro a maioria das pessoas terá algo assim em suas casas.

E o que acontecerá com as fábricas? E os comerciantes?

Quando certos empresários no passado propuseram a revolução dos shopping centers, a maioria dos demais empresários se negaram a segui-los e até mesmo riram da cara deles. Disseram que estavam loucos ao pensar que concorrentes se uniriam no mesmo lugar!

Eu e você sabemos que shopping centers foram uma ideia de sucesso!

É preciso se desapegar do passado e olhar pro futuro. Perceber as tendências e oportunidades. Se preparar com antecipação pra elas.

Você já parou pra imaginar como será o mercado de trabalho em 10, 20 ou 50 anos mais?

Aliás, você já estudou sobre como era o mercado de trabalho há 50 anos atrás?

Bem, no ritmo de mudanças alucinantes em que o mundo está enfrentando, que se multiplicam dia a dia, com certeza o futuro vai nos impressionar mais do que achamos. Se de forma negativa ou positiva, vai depender de nós todos.

Naisbitt e sua esposa rastrearam os padrões dos principais jornais, revistas, publicações na internet, etc. e previram em 1.990 as tendências dos anos 2.000. Escreveram o livro “Megatrends” com estas previsões. E sabe o quê? Praticamente todas se realizaram. Depois fizeram um trabalho semelhante, publicado para prever 2.010. Igualmente a maior parte se cumpriu.

Se detectar tendências presentes nos proporciona uma possibilidade de prever a realidade do futuro, isso pode nos ajudar a nos prepararmos pra ele, certo? E, porque não, ir além disso e cocriarmos este futuro?

Gravei neste vídeo a previsão que especialistas fizeram sobre as profissões e o mercado de trabalho em 2.050. E sabe quais foram? Assista o vídeo e depois me conta o que você achou.

Você saberá quais serão as profissões, especialidades, cargos e funções em alta nos próximos anos. Saberá como inovar e surpreender. As demais pessoas irão querer seguir e imitar você!


bottom of page