Ferramentas de produtividade

A maior riqueza hoje em dia é o tempo.


🏃‍♀️⏰ Lembra no conto “Alice no país das maravilhas” do coelho que sempre estava com pressa e levava um relógio enorme na mão?


Você costuma se sentir assim, sempre com pressa, parecendo que as horas do dia não são suficientes para fazer tudo que precisa ser feito?


Dizem que a maior riqueza hoje em dia é o tempo. Não adianta ter muito dinheiro se não se tem tempo para descansar, desfrutar, cultivar relacionamentos, viajar, aprender coisas novas, servir causas filantrópicas e crescer espiritualmente.


Muitos buscam ter mais qualidade de vida e equilíbrio entre as várias áreas da sua vida material, emocional, mental e espiritual.


Eu acho que a maior riqueza hoje em dia não é o tempo, e sim a consciência. Porque dela depende o que fazemos com nosso tempo e recursos.


Quanto maior e mais alto nosso nível de consciência, melhores decisões tomamos sobre o que fazer e o que não fazer com nosso tempo e recursos. Concorda?


Por exemplo, ter consciência do que realmente é importante e essencial na sua vida: o autocuidado para ter saúde e disposição, as pessoas que você ama e que te amam, as experiências e momentos que te fazem feliz e pleno, o seu desenvolvimento interior - cultura, arte, autoconhecimento, cura de conflitos psicológicos, cultivo das virtudes - servir a causas que te dão propósito, se realizar espiritualmente etc.


São importantes porque ninguém pode fazer por você e porque são o que te fazem saudável, feliz, realizado e evoluído. E a maioria do que é essencial, se refere ao que sobrevive à morte.


Outro exemplo: ter consciência do que pode ser eliminado porque não faz diferença, ou até mesmo porque aquilo estava roubando sua energia, tempo ou dinheiro - como conversas sem sentido, vícios, conteúdos sem valor nas redes sociais, filmes e seriados que não agregam em nada e até provocam estresse, medo, ódio, preconceito, desinformação etc.


Uma das técnicas que mais uso para gerir meu tempo é o Kanban, e uso a plataforma trello para fazer o Kanban, que basicamente é você fazer, e atualizar a cada dia, 4 listas:


1. Tarefas a fazer logo

2. Tarefa sendo feitas

3. Tarefas feitas

4. Tarefas para fazer no futuro


Uso agenda eletrônica no celular sincronizada com a do computador, onde vou programando nos tempos livres entre os compromissos de hora marcada, as tarefas que estou fazendo e as que preciso logo fazer.


Também coloco post its à vista com o que é mais urgente que preciso fazer.


Já testei muitos métodos e ferramentas de gestão do tempo, e fui descobrindo o que funciona melhor pra mim. Recomendo que você faça o mesmo.


Mas lembre-se que o primeiro é ter a visão maior, de suas prioridades de vida a longo prazo nas 4 áreas da vida: material, emocional, mental e espiritual. Nos âmbitos pessoal, familiar, profissional e socioambiental.


Esta visão maior deve estar alinhada com seus talentos, paixões, valores e propósitos.


A partir desta visão macro, você define nos primeiros dias do ano as suas prioridades anuais, e no início de cada mês, as prioridades mensais.


Depois disso, vem o Kanban, a agenda e os post its.


Com esta disciplina, que no início custa esforço mas depois flui naturalmente, assumimos a liderança da nossa vida e futuro, e os resultados virão, e teremos uma vida valiosa, como diz meu mentor.


Se você quer aprender a gerir seu tempo, espaço, energia, recursos e vida, me envie uma mensagem por whatsapp clicando aqui. Vamos conversar para ver como posso te ajudar, ok?