top of page

🧭 Como mapear o perfil individual de talentos e paixões



👉 Esta imagem é da bússola dos Talentos do método Passion and Talents, que ajuda a encontrar seu lugar no mundo e o “norte” individual, o propósito para o qual canalizar os talentos e paixões.


No centro dessa bússola estão os 4 talentos elementares ou TE, porque estão relacionados com os 4 elementos da natureza: terra, água, ar e fogo.


Por exemplo, uma pessoa pode ter mais talento para as coisas práticas, operacionais, corporais, que levam a resultados concretos. Porque tem talento da terra, prático.


Ou pode ter mais talento para as relações interpessoais, a inteligência socioemocional, para ser fluida, adaptável, colaborativa, buscar harmonia e união. Porque tem talento da água, sensível.🤔


Outra pode ter mais talento para analisar informações, pesquisar, explicar, ver os detalhes, planejar e ensinar. Para a gestão do conhecimento. Porque tem talento do ar, intelectual.🤔


Ainda outra pessoa, pode ter talento mais para o pioneirismo, empreendedorismo, para ser autônoma, livre, e quer mudar o mundo e superar as crises. Aliás, gosta muito disso. Porque tem talento do fogo, transformador.


Na área mais externa da bússola estão os Talentos de Realização Pessoal e Profissional ou TRPP, que são os principais campos e caminhos vocacionais da atualidade, e incluem as inteligências múltiplas, os tipos do eneagrama e os talentos dos 7 chacras.


Cada TRPP se subdivide em 10 campos temáticos de prática profissional - com várias possibilidades em termos de profissões, especialidades, cargos e funções - e por isso estes campos se chamam Talentos Temáticos ou TT.


✨Talento Elementar principal: Prático (terra) e de apoio, Sensível (água).

✨TRPP principal: terapeuta e filosófico-estratégico

✨TRPP de apoio: comunicador, artista e líder

✨TT principal: promover o bem estar e curar doenças através de método psicológicos

✨TT de apoio: ensinar verbalmente (palestras, lives, cursos, workshops etc.), dança, liderar equipes na área da educação.


Uma pessoa com este perfil pode se destacar como psicóloga e professora de dançaterapia.


Existem muitas formas de combinar e canalizar os talentos e paixões de uma pessoa. E isso a faz única, individual, original.


É preciso analisar caso a caso e fazer experimentações e investigações para descobrirmos a verdadeira missão vocacional de uma pessoa. Leva um tempo mas ao conseguir chegar a uma conclusão, tudo fica mais fácil.


Qual será o seu perfil de talentos, paixões, valores e missão / propósito?🤔


Qual será o público alvo / avatar / persona que mais precisa das suas fortalezas para resolver algum problema que lhes angustia ou para realizar um desejo forte que eles tem?🤔


Ao ver valor no que está sendo oferecido, as pessoas dão um jeito de ter tempo e dinheiro para contratar os serviços ou comprar os produtos de uma pessoa talentosa e apaixonada pelo que faz.


Se quer saber como fazer os TE e TRPP brilharem ao máximo a serviço de um Propósito que traga motivação, felicidade, prosperidade e realização, venha participar do 👉 workshop online gratuito “Descubra seu Super Talento” clique aqui para saber mais.

bottom of page